Após o registro do primeiro caso de febre amarela do ano no estado de São Paulofortune tiger usa, nesta segunda-feira (13), a SES (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo) emitiu comunicado recomendando a vacinação contra a doença.
De acordo com a SES, a imunização é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. A pasta informou ainda que as ações de vigilância em saúde e vacinação nas regiões com registros da doença foram intensificadas.
Vacinação contra febre amarela no Instituto Emilio Ribas - Rivaldo Gomes/Folhapress/6.Set.18"É muito importante que, principalmente, quem vai para região rural, serrana ou com mar, se vacine contra a doença", explica Regiane de Paula, coordenadora em saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças da SES.
O caso registrado envolve um homem de 27 anos, morador da capital, mas que esteve recentemente em área rural no município de Socorro, na região metropolitana de Campinas, no interior do estado.
Dentre os principais sintomas da doença estão febre súbita, calafrios, dor de cabeça, dor nas costas e no corpo, náusea e vômitos, fadiga e fraqueza.
A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de São Paulo e faz parte do calendário de vacinação. Desde 2020, o Ministério da Saúde recomenda que o imunizante seja aplicado em duas doses para crianças menores de 5 anos e, para os maiores, em dose única.
A recomendação é que o imunizante seja aplicado 10 dias antes da viagem programada para região com potencial contaminação.
Desde 2017, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que a aplicação da vacina seja em dose única, ou seja, mesmo quem tenha se imunizado antes disso, não precisa receber uma nova dose.
Dentre os possíveis efeitos colaterais da vacina estão vermelhidão e dor no local da aplicação. Grupos com comorbidades e pessoas com mais de 60 anos podem receber orientação médica na hora de receber o imunizante.
As regiões de Campinas e Ribeirão Preto têm sido o foco das ações da SES neste início de ano por conta da morte de nove macacos por febre amarela. A pasta ressalta, no entanto, que os animais não transmitem a doença e a infecção acontece por mosquitos silvestres de zona da mata.
"Os macacos funcionam como sentinela para a saúde pública. Nos informam quando essa doença voltou a circular, mas não a transmitem. Então reiteramos a importância de não matar e maltratar estes animais", diz de Paula.
No último ano, dois casos da doença foram registrados no estado, um autóctone, ou seja, contaminado em São Paulo, e outro importado de outra região. Um deles resultou em óbito.
Jogue Agora Jogos de Roleta | Apostar Em Roleta CassinoO projeto Saúde Pública tem apoio da Umane, associação civil que tem como objetivo auxiliar iniciativas voltadas à promoção da saúde
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
jogo do tigreLeia tudo sobre o tema e siga:
febre amarela medicina saúde Saúde Pública vacinação sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2025/01/apos-1o-caso-no-ano-governo-de-sao-paulo-recomenda-vacinacao-contra-a-febre-amarela.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Governadores criticam vetos de Lula em negociação de dívidas e ameaçam não aderir a programaEduardo Leite afirma mobilizar bancada no Congresso por derrubada de decisão do presidente, e Cláudio Castro fala em 039;duro golpe039;; para Pacheco, momento é de 039;agradecer a Lula039;
14.jan.2025 às 23h00 Como É Que É?Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
O que esperar do governo Lula este ano?Priscila Camazano recebe Julianna Sofia, secretária de redação da sucursal de Brasília, nesta terça-feira (14)
14.jan.2025 às 7h00 drogasRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Cracolândias se espalham na periferia de SP, e polícia apura agressão a usuáriosMoradores das zonas leste e norte observam crescimento de dependentes químicos; prefeitura diz acompanhar casos e oferecer acolhimento
14.jan.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulo eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok