O Ministério da Fazenda e o Palácio do Planalto estão avaliando a possibilidade de enviar um projeto de lei ao Congresso Nacional para dar segurança jurídica a operações de fundos de investimentos com títulos imobiliários no âmbito da reforma tributária.imagem do jogo do tigre
O objetivo é assegurar a neutralidade em relação à carga de impostos atual, após o início do novo sistema, com a criação da CBS e do IBS, que serão instituídos com alíquotas teste em 2026.
A medida é vista como necessária para eliminar ruídos no mercado financeiro sobre a possibilidade de o governo tributar essas operações, após veto do Palácio do Planalto a um trecho do principal projeto de regulamentação da reforma tributária (PLP 68/2024), sancionado pelo presidente Lula na semana passada (LC 214/2025).
O veto, na avaliação do governo, levou agentes de mercado a avaliarem o risco de cobrança de CBS e IBS nas operações com títulos de valores imobiliários. A interpretação governista é que não há esse risco.
fortune tigerA partir do veto ao artigo 26, o governo visou tributar ganhos com alugueis de imóveis que compõem os fundos. Mas o veto gera outras interpretações e, por isso, um projeto de lei pode ser elaborado para dar maior transparência à garantia de não tributação no caso dos valores imobiliários.
Em relação a outros vetos envolvendo fundos de investimentos, como o Fiagro (Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais), a interpretação é que não é necessário nova proposta de redação.
FolhaJusO governo entende que fundos do tipo Fiagro com poucos proprietários não se caracterizam como entidades de investimentos com muitos cotistas —estas sim vistas como passíveis de isenção. A Frente Parlamentar do Agronegócio, porém, se articular para derrubar o veto.
Em nota, a FPE (Frente Parlamentar do Empreendedorismo) manifestou preocupação com a possibilidade de taxação dos Fiagros e dos Fundos Imobiliários após o veto presidencial à isenção.
"A FPE informa que tratará como prioridade a derrubada dos mencionados vetos presidenciais tão logo o Congresso Nacional se reúna no retorno das atividades legislativas e cobra do Executivo um posicionamento claro sobre a não taxação de valores mobiliários", afirma o deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), presidente da FPE.
5G+ até 10X + Rápido no Celular, Banda Larga de Ultravelocidade e Streaming com ZA9BET TV+ Bônus na Portabilidade, Chip Grátis, Wi-Fi Mais Rápido do Brasil e ZA9BET TV+ Acesse já. Whats Ilimitado. Internet Móvel. Apps Ilimitados. Ligações Ilimitadas.Em nota divulgada na sexta-feira (17)imagem do jogo do tigre, a Fazenda afirmou que sempre defendeu que as aplicações de fundos de investimentos em títulos e valores mobiliários não sejam sujeitas à incidência do CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) federal e do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios.